segunda-feira, 20 de maio de 2013

DANOS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELO CIGARRO

 




No plantio e cultivo do tabaco são empregados fertilizantes químicos, agrotóxicos em grandes quantidades para esterilizar o solo e exterminar as pragas. Os resíduos destes produtos, além de contaminar o solo e consequentemente a água, permanecem nas folhas do tabaco e são encontradas no produto final, causando também, malefícios aos fumantes e não fumantes expostos à fumaça.
Além disso:

§  25% dos incêndios florestais são provocados por pontas de cigarros acessas e atiradas, inconsequentemente, no solo.

§  No Brasil, a cultura do tabaco derruba aproximadamente 50 árvores por minuto.

§  A cada 15 maços de cigarro produzidos, uma árvore é derrubada. A madeira é usada como combustível na secagem da folha de tabaco, em fornos, e, também, para fazer o papel que enrola o cigarro.

§  O gás carbônico (CO2) é o grande vilão do aquecimento global. É responsável por 60% do efeito estufa. Nos cigarros, ele é o principal produto da queima do tabaco (90% da fumaça do cigarro é composta desse gás).

§  Papéis de embalagens, em geral, podem ser reciclados. Mas, o maço do cigarro leva celofane e papel laminado, que não são reaproveitáveis. Sendo que o celofane demora mais de cem anos para se degradar no ambiente.

§  Uma ponta de cigarro jogada no chão ou na água levam no mínimo 2 anos para se decompor, já o filtro, pode persistir por mais de 5 anos na água ou no solo.

§  Os problemas causados pelo cigarro geram um gasto com tratamento de US$ 200 bilhões por ano. O prejuízo financeiro provocado pelo tabagismo também é causado pelas mortes de cidadãos em idade produtiva, pelo aumento no índice de faltas ao trabalho e menor rendimento produtivo.

§  Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore de grande porte seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar!





Dica: Professora Maria Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...