terça-feira, 1 de outubro de 2013

A FILOSOFIA PODE AJUDAR?



Quando se fala que a Filosofia pode servir de guia para a transformação interior e sugere-se “conhece-te a ti mesmo”, proferido por Sócrates, é uma síntese da Filosofia. De que forma esse conhecimento pode, efetivamente, ajudar na busca por uma vida menos angustiada?
O exemplo usado por alguns existencialistas nos auxiliará na compreensão. No deserto, para espantar os lobos, os homens batem panelas. Na vida, para afastar o encontro pessoal, costumamos bater panelas também.
O filósofo Julián Marias nos falava que o homem vive a procura do que fazer. Esse do que fazer dá o sentido a vida, que concretiza a nossa existência à medida que vamos nos fazendo.
Quando não trabalhamos bem nosso interior, somos um alvo fácil às artimanhas do mundo exterior.
Note as angústias das pessoas que se embrenharam no mundo das celebridades sem um mínimo de conteúdo ou as pessoas que montam sua vida em cima de um belo corpo ou na beleza fútil. Quando a fama passa ou o tempo leva ao conseguido de modo fácil, muitas não têm estrutura para suportar.
Trabalhar o interior não elimina muitas das angústias do homem moderno, mas ajuda a perceber que, para se chegar a um local, não existe apenas um ou dois caminhos, mas uma infinidade de possibilidades.


                      Professora Alice de Souza Schmitz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...