segunda-feira, 18 de março de 2013

SEMANA DA ÁGUA


Desde o início das civilizações o homem procurou se estabelecer em locais próximos aos rios, lagos e mares; para assim, garantir seu sustento. Porém, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo gradativamente poluída e desperdiçada.

Por esse motivo a ONU (Organização das Nações Unidas) criou O Dia Mundial da Água, dia 22 de março de 1992. Esta data, de cada ano, tem o objetivo principal de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para amenizar esse problema.

Sabemos que dois terços do planeta Terra são constituídos por este precioso líquido, porém, somente cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo). No entanto, parte das fontes destas águas (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. 

Precisamos conscientizar a sociedade, não só neste dia, mas, também, nos outros 364 dias do ano. Com atitudes simples em nosso dia a dia que venham colaborar para a preservação e economia deste precioso líquido.

Sugestões: Não jogar lixo no chão nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, carros, calçadas); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas aos amigos, parentes e outras pessoas.
Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

Professora Maria Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...