quinta-feira, 18 de abril de 2013

ATENÇÃO FUMANTES!




Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo

O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4.000 substâncias tóxicas, dentre as quais, mais de 50 são comprovadamente cancerígenas.

Logo após ser tragada a fumaça, ela já começa a provocar alterações no organismo, são elas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sanguíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força, e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares (infarto, angina e doenças coronárias).

A nicotina e o alcatrão são as partículas presente na fumaça e que levam o fumante ao vício. Também, são encontradas partículas radioativas dos elementos químicos: arsênico, cádmio, chumbo, polônio, entre outros.

A fumaça do cigarro é composta, também, por monóxido de carbono (CO). Este, quando inalado, atinge os pulmões e segue para o sangue, reduzindo sua capacidade de carregar oxigênio. Em consequência, as células deixam de respirar e produzir energia, o que faz com que o fumante tenha o fôlego prejudicado e fique exposto ao risco de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Algumas enfermidades causadas pelo uso do cigarro:



1. Hipertensão arterial

2. Infarto

3. Aterosclerose

4. Bronquite crônica

5. Angina

6. Enfisema pulmonar

7. Cânceres de pulmão, (boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata)

8. Diabetes

9. Otite

10. Amigdalite

11. Osteoporose

12. Acidente vascular cerebral (AVC)

13. Aneurisma

14. Estomatite

15. Aborto

16. Linfoma

17. Catarata

18. Periodontite

19. Tuberculose

20. Deslocamento precoce da placenta

21. Sinusite, entre outras.



Tratar doenças decorrentes do fumo custa R$ 21 bilhões anuais às redes de saúde pública e privada do país, sem contar o fumo passivo. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ressalte-se, também, que a totalidade dos gastos sociais decorrentes do tabagismo supera em muito a arrecadação de impostos que ele proporciona: o câncer, segunda causa de morte por doença no país, é responsável por grandes gastos com tratamentos e internações hospitalares, uma vez que 90% dos cânceres de pulmão e 30% de todos os outros tipos de câncer são devidos ao tabagismo.

As doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no país, bem como, a bronquite crônica e o enfisema que estão diretamente relacionadas ao uso de tabaco e geram importantes gastos na área da saúde.

Paralelamente, ainda existem os gastos economicamente não mensuráveis, como a dor, o sofrimento pessoal e familiar dos vitimados - nem sempre considerados.
 
Professora Maria Angélica

Um comentário:

  1. Parabéns professora Angélica!! Muito bom esse texto. Ele é de utilidade pública!
    precisamos conscientizar nossos jovens das consequências maléficas que atingem os fumantes a médio e a longo prazo.
    Hoje encontrei uma ex-aluna (15 anos) fumando.

    ResponderExcluir

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...