terça-feira, 16 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - 2013




A campanha nacional de vacinação deste ano acontece entre os dias 15 a 26 de abril em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas em todo o país.

O objetivo da campanha é prevenir os casos mais graves e mortes decorrentes do vírus Influenza, sendo essa, uma das doenças mais comum no mundo. A vacinação é realizada no início do outono, pois há um aumento significativo de casos no período do inverno.

Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contraindicação é nos casos de pessoas com alergia severa a ovo.

A grande novidade este ano é a inclusão de mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), presidiários e povos indígenas. Já os idosos, os profissionais de saúde, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos continuam incluídos nos grupos de risco.

As crianças que nunca tomaram a vacina para Influenza deverão receber duas doses – a segunda, 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano passado precisam de apenas uma dose.

Outra melhoria anunciada pelo Ministério da Saúde é uma maior atenção às pessoas com doenças crônicas. Os profissionais responsáveis pela campanha fizeram uma revisão dos grupos de risco e decidiram que todas as pessoas com doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica deverão ser vacinados, além, daqueles que possuem diabetes, obesos e quem recebeu transplante. Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.

Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e vacine-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Lista de Aprovados Ensino Médio 2020 (provas 06, 07 e 08 de outubro) Adriana Borges do Amaral Camila Rita de Jesus Carlos Rodrigo Flesch Da...